sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

História do Movimento Paraibano dos Técnicos Agrícolas


No início da década de 1980 os técnicos agrícolas da Paraíba iniciaram a mobilização para constituição de uma entidade de classe da categoria profissional. Os primeiros interessados nesta discussão foram os extensionista rurais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba – EMATER-PB.

Em janeiro de 1983 foi fundada a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba – APTA/PB, a exemplo de outras associações que se organizavam em todo o país. Foram sócios fundadores:



01
Antonio Mendonça Coutinho Filho

02
Antonio Moreira da Costa

03
Antônio Venâncio de Moura Lacerda 

04
Carlos Alberto dos Santos Alves

05
Carlos José Caldas da Silva

06

Flávio Roberto Silveira Marques (em memória)
07
Francisco de Assis Vilar

08
Geine dos Santos

09
Gloria Maria de Araújo Silva

10
Idaysio Lucena da Costa (em memória)

11
Joaquim Edson de Araújo

12
José Alves de Araújo



13
José Aurélio Silveira Marques

14
José Ribamar Cezarino de Araújo

15
Paulo Cristovão Alves Freire

16
Paulo Luiz dos Santos

17
Pedro Crisóstomo Alves Freire

18
Roberto Luiz de Oliveira

19
Rui Ferreira de Araújo (em memória)

20
Severino Pinheiro de Assis

21
Vamberto Araújo dos Santos

22
Walmir Azevedo Pereira

23
Walter de Oliveira Sobrinho






 As primeiras reuniões aconteceram na cidade de Campina Grande/PB, e foi eleito presidente da entidade o Téc. Agr. Pedro Crisostomo Alves Freire, da Unidade Operativa da EMATER-PB em Campina Grande. A APTA/PB iniciou uma campanha de filiação que reuniu profissionais não só da EMATER-PB, mas da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – EMEPA, e da EMBRAPA Algodão tendo então atingido cerca de 130 sócios em todo Estado.

Com a finalidade de estruturar a Associação a diretoria decidiu criar representantes regionais, que tinham a tarefa de manter informados os sócios nas diversas regiões da Paraíba, tendo como base a divisão territorial da EMATER-PB nas 10 (dez) regiões do Estado. Abaixo os nomes de alguns representantes neste período:


· Itaporanga: Téc. Agr. João Batista de Souza Silva;
   Itabaiana: Téc. Agr. José de Fátima Matias;
   Souza: Téc. Agr. Gerson Rodrigues;
   Patos: Téc. Agr. João Bosco;
   Guarabira: Téc. Agr. Paulo Luiz dos Santos;
   Campina Grande: Ivani Barros de Lucena.
A cartilha foi publicada em 1984 com apoio da APTA/PB


O segundo mandato da APTA/PB teve como presidente eleito o Téc. Agr. Walter Oliveira Sobrinho, extensionista rural da EMATER de Lagoa Seca, cujo mandato aconteceu no momento em que a categoria profissional lutava pela regulamentação da Lei 5.524/85. Foram inúmeras as reuniões em diversas regiões da Paraíba conscientizando a sociedade sobre a necessidade do Decreto 90.922/85, cuja palavra de ordem era: “Regulamentação Já – Técnico Agrícola”.Uma importante reunião com a presença do Téc. Agr. Mário Limberger, presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – FENATA, aconteceu em outubro de 1983, na sede da EMBRAPA, em Campina Grande-PB, cuja pauta era a campanha pela regulamentação da profissão, alem de debate sobre diversos temas pertinentes a profissão.A APTA/PB também tinha um grande trabalho de conscientização dos estudantes técnicos agrícolas, principalmente no Colégio Agrícola Assis Chateubriand, em Lagoa Seca-PB, divulgado as ações e a luta pela criação de Sindicato dos Técnicos Agrícolas.

Durante a década de 1980 APTA/PB teve como presidente o Téc. Agr. Geraldo Raimundo Alves, Extensionista Rural da EMATER-PB em Campina Grande, e o Téc. Agr. Antonio Alberto de Albuquerque, Extenista Rural da EMATER-PB em Serra Branca.A edição do Jornal da ATARGS (Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul) de maio de 1985 trazia a seguinte notícia da APTA-PB: “A APTA Paraíba elegeu e já empossou a sua nova diretoria para o período 85/86, que ficou assim constituída:


Presidente: Geovani Jacó de Freitas
Secretario: Francisco Antonio Vieira de Nóbrega
2º Secretario: Marcos Antonio Ribeiro
Tesoureiro: Carlos Alberto Alves
2º Tesoureiro: Onildo dos Prazeres

Conselho Fiscal: Antonio Rocha, Neuza dos Anjos, Maria de Fátima Morais, Glória Maria Silva, César Cesarino Pereira e Décio Alves Júnior.



2008 – A Reconstrução

A crise que abateu diversas Associações na década de 1990 também afetou a APTA/PB, apesar do acompanhamento persistente da direção da FENATA que realizou eventos durante este período, no entanto não houve renovação da diretoria da Associação e o Movimento paralisou-se conseqüentemente.


No dia 2 de abril de 2008 é feita a primeira reunião do Sindicato dos Técnicos Agrícolas da Paraíba, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, em Catolé do Rocha-PB. No mês de agosto do mesmo mês foi fundado de direito o SINTAG-PB, em Campina Grande, contando com a participação de técnicos da EMATER-PB, EMBRAPA, Escola Agrotécnica do Cajueiro, entre outros.


Entre os dia 22 a 25 de maio de 2012 a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) promoveu em, Natal (RN), XXII Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas com a entrega do Prêmio Técnico Agrícola a Walter de Oliveira Sobrinho, ex-presidente da APTA/PB. Participaram do evento técnicos de Lagoa Seca, Campina Grande e uma expressiva comitiva de professores e estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro de Catolé do Rocha (PB).

Walter de Oliveira Sobrinho recebeu o Prêmio Técnico Agrícola - Mérito por ocasião do XXII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas, em Natal-RN, no mês de maio de 2008.


A FENATA promoveu no dia 19 e 20 de dezembro de 2008 o I Curso de Formação Sindical no Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), com a participação de técnicos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Sul.

            I Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas da Paraíba aconteceu no dia 21 de dezembro de 2008, em Lagoa Seca (PB), com a participação de técnicos agrícolas e representantes do Colégio Agrícola Assis Chateaubriand.



2010 – Refundação da APTA/PB

            Durante o I Seminário dos Técnicos Agrícolas do Brejo Paraibano no dia 14 de maio de 2010 no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras (PB), foi refundada a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas da Paraíba (APTA-PB), evento que contou com a presença de 36 participantes.

2011 – Um Século de Profissão

            No dia 9 de abril de 2011 o SINTAG/PB e a APTA/PB promoveram o I Seminário dos Técnicos Agrícolas do Seridó na Câmara Municipal de Soledade (PB) com a participação de técnicos e estudantes das cidades: Nova Palmeira, Lagoa Seca, São Vicente, Cubati, Soledade, Juazeirinho, Parari e Tenório.

Por ocasião dos 100 anos da primeira Escola Agrícola do Brasil, em Viamão (RS), a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas promoveu o III Congresso Nacional, em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 28 a 30 de julho de 2011. Participaram do evento 7 delegados da Paraíba (Bananeiras, Campina Grande, Tacima e Soledade) e a colega Neuza dos Anjos foi homenageada recebendo o Prêmio Técnica Agrícola.




Neuza dos Anjos foi homenageada com o Prêmio Técnica Agrícola representado todas as mulheres ao longo dos 100 anos de profissão no III Congresso Nacionla de Técnicos Agrícolas, em Bento Gonçalves-RS, em junho de 2011.



O II Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas promovido pelo SINTAG/PB e APTA/PB aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro de 2011, em Solânea (PB), com a participação de 80 técnicos e estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro. O evento comemorou o centenário da profissão e contou com a presença de Antonio Tiago da Silva, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (SINTAGRI), como palestrante principal.

2013 – 30 Anos do Movimento Paraibano

            No dia 6 de junho de 2013 a APTA/PB e o SINTAG/PB promoveram o II Seminário Regional dos Técnicos Agrícolas, em Bananeiras (PB), com a apresentação de palestra sobre Agricultura Familiar por Ivanildo Pereida Dantas, assessor da Federação

Nenhum comentário:

Postar um comentário